Berlim, Alemanha, Munique, Frankfurt, O que fazer, Alugar Carro, Clima, Compras, Onde Ficar

 


Quanto e como dar gorjetas em Berlim


Saiba como funcionam as gorjetas em Berlim. Não é em todo o país que há o costume de dar gorjetas, seja para ajudar ou agradecer algum funcionário por um serviço prestado. No entanto, em Berlim, e no geral em quase toda a Europa, essa prática é bastante usual. É claro que ninguém é obrigado a dar gorjeta e não fica nem um pouco estranho se você não quiser dar. Ao mesmo tempo, não é em todo o lugar que você ''se sente na obrigação'' de dar gorjeta, só mesmo se o funcionário for muito simpático, muito atencioso ou se fez algo a mais do que seu trabalho. 

Gorjetas em Berlim

Regra da gorjeta em Berlim

Não há uma regra específica de como se dá gorjeta ou se realmente se dá. No entanto, é bem comum fazê-lo, principalmente em restaurantes e cafés. Trata-se de uma parte importante que, usualmente, os empregados não ganham. É bem fácil dar gorjeta, basta arredondar o valor da conta para cima. Na hora, você avisa quanto quer ser cobrado. Ou então, dizer que não precisa de troco quando o dinheiro que você dá é acima da conta. Esse valor a mais que deveria ser seu, os garçons pegam para eles e ficam muito felizes. Não há também um valor específico de mínimo ou máximo. Normalmente, alguns centavos ou um euro já é mais que suficiente.

Regra da gorjeta em Berlim

Curiosidade de gorjeta em Berlim

Se há um lugar onde realmente se dá gorjeta em Berlim e que pode ser estranho para muitas pessoas de outras partes do mundo é em salão de beleza. Em Berlim, a profissão de cabeleireiro é pouco valorizada e conhecida por se ganhar muito mal. Por isso, é muito comum acrescentar uns cinco ou dez euros acima do preço do serviço. Não se esqueça de ver um roteiro de quatro dias em Berlim.

Curiosidade de gorjeta em Berlim


Seguro Viagem obrigatório para a Europa

Uma dica que reforçamos para todos que estão planejando ir à Berlim e à Alemanha é que não se esqueça que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para a Europa. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre ele e dicas imperdíveis para fazer um excelente seguro por um preço incrível.


Veja outras matérias imperdíveis para quem vai viajar à Berlim:
O que fazer em BerlimPrincipais atrações, passeios e lugares de Berlim.
Como economizar muito em BerlimDicas incríveis para economizar em tudo.
Onde ficar em Berlim: Melhores regiões para se hospedar em Berlim na Alemanha.

Postar um comentário

 
Top